Você sabia que pode estar contribuindo para o maus tratos com os animais?

Produtos cosméticos são brutalmente testado em animais, causando cegueira, perda de pelo e até mesmo a morte.

Segundo o último levantamento do PETA, 84% das marcas de cosméticos testam seus produtos em cobaias, mesmo sendo proibido em alguns países os testes ainda são realidade e estão matando diversos animais.

Na contramão desse movimento cruel os sócios Edson Macedo e Louise Patrício, criaram a Beleza Pura Store, uma loja que só vende produtos cosméticos Veganos e cruetry free, ou seja são livres de crueldade animal. Essa iniciativa vegana tem o intuito de preservar o direito a vida do animal e oferecer produtos de qualidade aos consumidores, sem carregar o carma e o sangue de nenhum ser vivo.

Essas fotos são resultados de testes de produtos cosméticos em animais – Fotos retiradas da Internet

Entrevistamos os CEOs da Beleza Pura para saber um pouco mais sobre esse mercado da beleza vegana e como podemos começar a contribuir com a causa animal.

Gazeta da Notícia –   Muitas pessoas pensam que os testes de maquiagens e cosméticos em animais são apenas pinceladas de maquiagem na pele dos animais ou apenas uma borrifada do produto, mas na prática não é bem assim. Expliquem para nós como funcionam a maioria desses testes?

Beleza Pura – Sim, os animais usados em testes vivem durante toda a sua vida em pequenas gaiolas, não tem contato com outros animais da mesma espécie ou de outras, nem contato de carinho com pessoas. Os testem consistem na verificação de quanto um componente específico pode causar alguma reação, por exemplo: queimaduras, necrose (apodrecimento de tecidos), cegueira, e etc. Os laboratórios diariamente aplicam os componentes nestes animais até alcançar o resultado desejado. Um exemplo de teste é o em que o laboratório quer descobrir qual quantidade de uma certa substância pode cegar, então eles imobilizam um coelho,  prendem suas pálpebras com clips, enquanto administram estas substâncias. Quando o animal fica cego, o teste termina, e o animal é abatido.  Portanto, em resumo, nos testes em animais, o animal é torturado diariamente até a sua morte.

Gazeta da Notícia –    Na opinião de vocês por que a grande mídia não divulga a crueldade desses testes?

Beleza Pura – Vivemos em uma sociedade onde o dinheiro compra tudo. A grande maioria das marcas que vemos na mídia, nas gôndolas do supermercado e em farmácias são justamente as marcas que testam em animais. Segundo o último levantamento do PETA, 84% das marcas de cosméticos testam em animais. Então, não é de interesse dos canais de mídia divulgar informações que possam fazê-los se prejudicar com os seus investidores.

Gazeta da Notícia – Como vocês enxergam o mercado de cosméticos no Brasil? As empresas do país estão se conscientizando e mudando suas técnicas e matérias primas para proteger os animais?

Beleza Pura – No Brasil, em alguns estados já há a proibição da realização de testes em animais. Em todo o mundo este é um movimento crescente e sem volta. O mundo muda quando as pessoas mudam. Hoje, todos tem mais acesso à informação, e as pessoas não aceitam mais esse tipo de crueldade. Acreditamos que as pessoas que ainda utilizam cosméticos testados em animais, só o fazem por não saberem a crueldade envolvida nestes testes.

Gazeta da Notícia –   Qual a dica que vocês dão para quem quer contribuir com a causa animal, mas acha que os produtos veganos são inacessíveis?

Beleza Pura – Nós da Beleza Pura Store conseguimos democratizar a beleza vegana. Temos sabonetes à partir de dois reais, cremes dentais à partir de 3 reais. Então, não há empecilho para essa mudança, já que praticamos o mesmo preço do mercado de cosméticos comum. Agora, para mudar todos os cosméticos que usamos no dia a dia e não ficar tão caro, se não for possível trocar todos de uma vez, o ideal é conforme forem acabando os que a pessoa tem em casa, ela ir adquirindo cosméticos similares aos seus, porém veganos na Beleza Pura Store. Lá, nós garantimos que todos os cosméticos são realmente veganos e livres de crueldade com os animais.

Gazeta da Notícia – Gostariam de deixar alguma mensagem para nossos leitores?

Beleza Pura – Claro! Você pode fazer MUITO pelos animais sem mudar o seu estilo de vida. Como o dinheiro é seu, é você quem tem o poder de escolher cosméticos de empresas comprometidas com os animais, com o planeta e com a sua saúde ou não. A escolha é sua! Você pode!