Saiba mais sobre O Enem, O Sonho e Você 2019

O projeto que mescla arte à disciplina de Língua Portuguesa promete ser ainda mais sucesso nesse ano

O ENEM, O SONHO & VOCÊ  é uma aula show que reúne todos os conteúdos e Língua, Literatura e Redação através de paródias.

Diante do sucesso do ano passado, o professor do Centro de Excelência Dom Luciano,  Fabiano Oliveira, mestre em linguística,  apresenta a terceira edição com uma estrutura ainda maior.

Em 2019, a dinâmica do evento envolve aluno, professor, linguagem e conhecimentos pedagógicos.

Nessa turnê pedagógica , são mais de 20 paródias autorais que fazem parte do set list dos hits que os alunos mais curtem.

“A paródia é um instrumento didático forte e quando bem utilizado faz com que o aluno passa reter informações sobre conteúdos em todas as áreas do conhecimento”, pontua Fabiano.

A aula show, que já foi apresentada em Belém do Pará, na III Feira Internacional do Livro, este ano rodará as principais cidades sergipanas. O lançamento aconteceu na cidade de Canindé, em Maio, no Clube Altemar Dultra. Diante disso, agora o professor pretende fazer uma média de 12 apresentações para as escolas e leva na bagagem conteúdos e paródias que facilitam a aprendizagem. 

“Se você é aluno e vai prestar Exame Nacional do Nível Médio, aproveite e embarque neste projeto que leva o seu sonho até você, transformando-o em realidade”, convida.

Fabiano e alunos durante o ensaio

As cidades que receberão a Tour 2019 – O ENEM, O SONHO & VOCÊ

A agenda de apresentações inicia-se em Junho e vai até Outubro.

As primeiras apresentações serão feitas em 14 cidades sergipanas, dentre elas  Canindé, Monte Alegre e Propriá, Nossa Senhora do Socorre e Aracaju.

Cada cidade terá uma dinâmica diferente e um repertório de conteúdos diferentes. Durante as apresentações do professor, alunos das escolas mostram projetos que demonstram o protagonismo juvenil da escola integral.

“Em cada cidade que vou, os alunos abrem a aula show apresentando canções, teatros e outros tipos de artes”.

Fabiano, que já é conhecido por todo o País por seus métodos de ensino únicos, sabe que o projeto é um sucesso exatamente por ser diferenciado.

“O ensino de gramática pode ser feito através de vários caminhos.  É importante cria-los de forma atrativa, pois, o mundo digital pede que o professor se adapte. Nesse sentido, a aula show traz um misto de tecnologia, paródias, músicas e conteúdo da base curricular que são  passados através de metodologias atraentes”.

O professor promete novidades e músicas “que vão grudar na cabeça” em 2019

Mais sobre o projeto

Figuras de Linguagem, Escolas Literárias, Funções de Linguagem e produção textual são os conteúdos mais comuns da prova, para tal,  foram (e estão sendo criadas) paródias especiais que ensinam o conteúdo científico.  

Anitta, Pablo Vittar, Ivete Sangalo, Xuxa, Ferrugem, Balão Mágico, Elis Regina, Legião Urbana estão no repertório da aula-show que pretende rodar escolas e teatros sergipanos. 

As grandes novidades são as canções “Como uma deusa”, “Atrasadinha” “Lua de Cristal”, “Ilariê” e  “Uni duni tê”,   feitas,  exclusivamente,  para a apresentação para os alunos da escola pública. 

“Coloquei no set list de paródias músicas dos anos 80 a 2019. ‘Como uma deusa’ transformou-se em ‘A música na sombra’ para falar sobre o Simbolismo; ‘Atrasadinha’ ganhou nova letra e virou ‘A moreninha’ obra do Romantismo; ‘Lua de Cristal’ e ‘Ilariê’ deram origem à ‘Tipo textual’ e ‘Tá na hora de estudar’,  ambas trazem dois dos mais importantes conteúdos do ENEM”, sinaliza Oliveira.

Assim, com a paródia  “Tipo Textual”, o aluno fica sabendo que “Tipo textual é a classificação que recebe o texto, por sua forma, então”, conceito que está no refrão da paródia”.  A apresentação reúne os 20 principais conteúdos da prova de Códigos (Língua e Literatura).

Ele aposta que as  músicas prometem  ser “chicletes” aos ouvidos dos alunos.

Em 2018, o sucesso ficou por conta das paródias “Venha pra literatura conhecer ”  e “Vai rolar tara”, ambas de Anitta, para ensinar “Tipos de Linguagens” e “Naturalismo na literatura.  Maimbê dandá da Daniela Mercury foi criada  em 2019 para ensinar os princípios do Modernismo, escola literária presente todos os anos no Exame Nacional de Nível Médio.

“Quero levar a aula show para lugares distantes, presentear alunos da escola pública que têm dificuldades em comparecer a eventos na capital. Quero que todos os alunos tenham oportunidades iguais e faço isso através dessa aula-show”, finaliza

Serviço:

Você pode encontrar e conversar com o professor através das redes sociais do Instagram e do Facebook – Fabiano Oliveira.